Uma breve história da Cooperativa Maria Macia

Parceria entre centenas de produtores Paranaenses para a produção de carnes especiais.



                Fundada e sediada em Campo Mourão, a Cooperativa Maria Macia nasceu da união de produtores rurais, com um mesmo objetivo em comum: a solução para os problemas causados pelas geadas. Buscaram um sistema produtivo através de inovações, tecnologias e um rigoroso padrão de qualidade, que resultou no atendimento de um nicho carente de produtos de alta qualidade por um preço justo.

        O nome da cooperativa foi criado a partir do nome de duas produtoras que primeiro uniram forças: Maria da Graça e Maria da Conceição. A ideia é que o nome da cooperativa trouxesse junto “Maria”, nome popular, de fácil pronúncia e memorização. Para completar, carrega uma importante característica do produto, a maciez, daí o nome Maria Macia.

Após ganhar o reconhecimento dos consumidores e varejistas regionais, a demanda pelos produtos logo cresceu, o grupo também.

A cooperativa Maria Macia tornou-se referência quando o assunto é qualidade de carnes. Hoje, conta com mais de 250 cooperados e mais de 80 colaboradores em diversos setores.

A cooperativa Maria Macia conta com uma frota própria de caminhões, novos, devidamente estruturados e equipados para atenderem à correta logística, com a temperatura ideal para a conservação, garantindo o controle da qualidade das carnes entregues aos clientes. Distribui seus produtos em mais de 150 pontos de vendas espalhados pelos estados do Paraná e São Paulo.

Para melhor atender aos cooperados, a Maria Macia trabalha com sua própria loja veterinária, onde os produtos comercializados são previamente aprovados pelo seu departamento técnico, oferecendo aos seus cooperados tudo o que ele precisa para criar o gado de corte, desde o sémen e protocolos de inseminação, medicamentos, equipamentos de cerca elétrica e afins, minerais, lonas, inoculantes, aditivos entre outras inúmeras variedades em produtos.

A qualidade de seus produtos é o fundamento de tudo que a cooperativa Maria Macia faz. Seus cooperados recebem treinamentos, frequentam encontros técnicos, têm acesso a análises e resultados comprovados em pesquisas, opções de negócios e informações que resultam em segurança alimentar, rentabilidade e conhecimento.

A busca por padronização, trouxe uma carne mais homogênea, avaliando vários fatores, sendo os principais: a raça, idade, acabamento (grau de gordura), sexo e peso dos animais.

Um exemplo é a idade: a média brasileira é de 3 a 4 anos para o abate. Dentro do padrão, a Maria Macia só abate animais com no máximo 2 anos de idade. Constata-se que a idade está ligada diretamente à maciez da carne.

        Outro ponto é a constância desse padrão, a cooperativa garante todos os dias, de todas as semanas, de todos os meses do ano. Fornecendo carne de alta qualidade aos seus clientes.

A qualidade da carne Maria Macia vai além do sabor, suculência e maciez. Tratando essas características como uma obrigação, o grande diferencial da cooperativa é a preocupação e garantia do devido valor nutricional, se essa carne é ambiental, social e eticamente correta, tudo isso compõe a questão da segurança alimentar.

Importante ressaltar, a Maria Macia só abate animais de cooperados, pois todos são assistidos pelo departamento técnico da cooperativa, durante todo seu processo de produção. As primeiras e únicas propriedades do Estado do Paraná que conquistaram o selo BPA (Boas Práticas Agropecuárias) são de cooperados da Maria Macia. Esses cuidados ao meio Ambiente são o diferencial e um orgulho e exemplo a todos.

A base da qualidade da carne vem das fazendas. O protocolo utilizado no programa BPA comprova o perfil ético, social e de comércio justo que a Maria Macia implantou e ajuda que seus cooperados pratiquem. Garantindo segurança alimentar e origem dos produtos aos consumidores.

 

Boutiques de Carnes

A Cooperativa Maria Macia inaugurou a sua primeira boutique de carnes em julho de 2021, anexada à sede da cooperativa em Campo Mourão-PR. A sua segunda boutique iniciou suas atividades em dezembro de 2022. Está localizada na avenida Gastão Vidigal, número 3304 – Zona 8 de Maringá. Nelas, oferecemos o que há de melhor em cortes para o seu churrasco, bem como pratos do dia a dia. Os fracionados contam com carnes para você fazer receitas saborosas como strogonoff, macarronada, carne ao molho madeira, pastel, lasanha, carne de panela entre outras infinitas possibilidades.

Uma breve história da Cooperativa Maria Macia

Nossa História

2003

Tudo começou em 2003, quando alguns produtores iniciaram a atividade pecuária em suas propriedades de agricultura, com o objetivo de diversificar as atividades. Sempre focados na eficiência do sistema produtivo, também buscavam mitigar os riscos da produção de grãos. Como consequência, eles conseguiram aumentar a renda, tornar as propriedades sustentáveis e produzir carne de animais jovens e de excelente qualidade. “Nós abatíamos pouco e era mais pra conhecer o manejo dos animais neste sistema de produção, as interações das atividades de pecuária e agricultura, e também, da porteira pra fora, o mercado consumidor”, explicou o atual Diretor Presidente e um dos fundadores, Luiz Carlos Braga.